Gritos e Sussurros
Written on 18:27 by BillyCapra
Não tenho envergadura nenhuma pra fazer qualquer tipo de comentário sobre o filme de Bergman, no entanto gostaria de deixar um sentimento que esteve presente comigo durante o filme, a "frieza", das personagens e principalmente do filme para o espectador.
É difícil de entender, cada movimento, e na busca de um entendimento fica apenas a resposta de que essa frieza tem muito a ver com a Europa, tendo suas raízes cravadas no seu país de origem a Suécia. Angustiante, um grande filme angustiante, onde todo sentimento e principalmente atitude fica presa na tela.
Olá... Assisti o filme e gostaria apenas de colocar o seguinte:
Essa "frieza" que você menciona, a meu ver, é proposital e faz parte da personalidade das personagens, que viviam puramente de aparências, numa sociedade machista. Vê-se que Anna (a criada) demonstra mais sentimentos mas também não pode exarcebá-los por ser uma empregada.
Para o expectador, o filme é frio para que configure uma "nuvem de reflexão". Não foi um filme feito para envolver. Foi feito para te questionar sobre o que você faria com a dor, o sofrimento e o ódio, seus e das pessoas com quem convive. E para pensar sobre o papel materno.