Taxi Drive e Interpretações

Written on 19:24 by BillyCapra

"Há muita discussão sobre o final, no qual vemos manchetes de jornais sobre o 'heroísmo' de Travis salvando Iris, e então Betsy entra no seu táxi e parece demonstrar admiração por ele, em vez do repúdio visto até então. Isso é uma cena imaginária, uma fantasia? Travis sobreviveu ao tiroteio? Estamos vendo seus últimos pensamentos antes de morrer? Essa cena pode ser aceita como verdadeira? Não sei se pode haver resposta para essas perguntas. A seqüência final toca como música, não drama: completa a história a um nível emocional, não literal. Não terminamos com um massacre, terminamos com redenção, que é o objetivo de tantos personagens de Scorsese."
Roger Ebert

"Scorsese e o roteirista Paul Schrader montam uma conclusão perfeita para Taxi Driver. Impregnado de ironia, o epílogo de cinco minutos dá ênfase às extravagâncias do destino. A mídia transforma Bickle em herói, sendo que, se ele tivesse sido um pouco mais rápido ao sacar sua arma contra o Senador Palantine, ele teria sido revelado como um assassino. Enquanto o filme se encerra, o misantropo foi aceito como um cidadão modelo, alguém que parte para cima de cafetões, traficantes e mafiosos para salvar uma garotinha."
James Berardinelli

Na faixa de comentários do Laserdisc do filme, Scorsese reconheceu as diversas interpretações do final do filme como sendo um sonho de partida de Bickle. No entanto, ele admitiu que a última cena de Bickle fitando um objeto não visto deixa implícito que ele pode entrar em um estado raivoso e negligente no futuro, e que ele é como uma bomba-relógio. O roteirista Paul Schrader confirma isso no seu comentário do DVD de 30 anos do filme, dizendo que Travis "não está curado pelo final do filme", e que "ele não será um herói na próxima vez".
Fonte: Wikipédia

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

No Comment

Postar um comentário