Os 100 melhores filmes de língua não-inglesa segundo a Impire
Written on 19:11 by BillyCapra
100 – Guardiões da Noite (Nochnoy dozor, Rússia, 2004), de Timur Bekmambetov
99 – Iron Monkey (Sem título no Brasil, Hong Kong, 1993), de Yuen Woo-ping
98 – Ran (Ran, Japão/França, 1985), de Akira Kurosawa
97 – Adeus Minha Concubina (Farewell My Concubine, Taiwan, 1993), de Chen Kaige
96 – Delicatessen (Delicatessen, França, 1991), de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet
95 – O Voo do Dragão (Meng long guo jiang, Hong Kong, 1972), de Bruce Lee
94 – Luz (Yeelen, Mali/Burkina Fasso/França/Alemanha, 1987), de Souleymane Cissé
93 – O Quarto Homem (De vierde man, Holanda, 1983), de Paul Verhoeven
92 – O Fantasma do Futuro (Kôkaku kidôtai, Japão/EUA, 1995), de Mamoru Oshii
91 – Adeus, Lênin! (Good Bye Lenin!, Alemanha, 2003), de Wolfgang Becker
90 – Rififi (Du rififi chez les hommes, França, 1955), de Jules Dassin
89 – Os Amores de uma Loira (Lásky jedné plavovlásky, Tchecoslováquia, 1965), de Milos Forman
88 – Cowboys de Leningrado Vão para a América (Leningrad Cowboys Go America, Finlândia/Suécia, 1989), de Aki Kaurismäki
87 – Andrei Rublev (Andrey Rublyov, URSS, 1966), de Andrei Tarkovsky
86 – Corra Lola, Corra (Lola rennt, Alemanha, 1998), de Tom Tykwer
85 - O Conformista (Il conformista, Itália/França/Alemanha, 1970), de Bernardo Bertolucci
84 – Orfeu (Orphée, França, 1950), de Jean Cocteau
83 – Xala (Sem título no Brasil, Senegal, 1975), de Ousmane Sembène
82 – Batalha Real (Batoru rowaiaru, Japão, 2000), de Kinji Fukasaku
81 – O Hospedeiro (Gwoemul, Coreia do Sul, 2006), de Bong Joon-ho
80 – Mãe Índia (Mother India, Índia, 1957), de Mehboob Khan
79 – Banda à Parte (Bande à part, França, 1964), de Jean-Luc Godard
78 – Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, Espanha, 1988), de Pedro Almodóvar
77 – O Clã das Adagas Voadoras (Shi mian mai fu, China/Hong Kong, 2004), de Zhang Yimou
76 – Os Idiotas (Idioterne, Dinamarca/Suécia/França/Holanda/ Itália, 1998), de Lars von Trier
75 – Acossado (À bout de souffle, França, 1960), de Jean-Luc Godard
74 – Devdas (Sem título no Brasil, Índia, 2002), de Sanjay Leela Bhansali
73 – Caché (Caché, França/Áustria/Alemanha/Itália/EUA, 2005), de Michael Haneke
72 – Dez Canoas (Ten Canoes, Austrália, 2006), de Rolf de Heer e Peter Djigirr
71 – Persona (Persona, Suécia, 1966), de Ingmar Bergman
70 – Fervura Máxima (Lat sau san taam, Hong Kong, 1992), de John Woo
69 – O Chamado (Ringu, Japão, 1998), de Hideo Nakata
68 – Solaris (Solyaris, URSS, 1972), de Andrei Tarkovsky
67 – O Silêncio do Lago (Spoorloos, Holanda/França, 1988), de George Sluizer
66 – O Tigre e o Dragão (Wo hu cang long, Taiwan/Hong Kong/ China/EUA, 2000), de Ang Lee
65 – Um Cão Andaluz (Un chien andalou, França, 1929), de Luis Buñuel
64 – Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin, Alemanha/França, 1987), de Wim Wenders
63 – O Profeta (Un prophète, França/Itália, 2009), de Jacques Audiard
62 – Oito e Meio (8 1/2, Itália/França, 1963), de Federico Fellini
61 – A Faca na Água (Nóz w wodzie, Polônia, 1962), de Roman Polanski
60 – Jean de Florette (Jean de Florette, França/Suíça/Itália, 1986) e A Vingança de Manon (Manon des sources, Itália/França/Suíça, 1986), de Claude Berri
59 – Terra Natal (Heimat – Eine deutsche Chronik, Alemanha, 1984), de Edgar Reitz
58 – Persépolis (Persepolis, França/EUA, 2007), de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
57 – Central do Brasil (Brasil/França, 1998), de Walter Salles
56 – A Bela da Tarde (Belle de jour, França/Itália, 1967), de Luis Buñuel
55 – Lagaan – Era uma Vez na Índia (Lagaan: Once Upon a Time in India, Índia, 2001), de Ashutosh Gowariker
54 – Festa de Família (Festen, Dinamarca/Suécia, 1998), de Thomas Vinterberg
53 – Tudo sobre Minha Mãe (Todo sobre mi madre, Espanha/ França, 1999), de Pedro Almodóvar
52 – Touki Bouki (Sem título no Brasil, Senegal, 1973), de Djibril Diop Mambéty
51 – Akira (Akira, Japão, 1988), de Katsuhiro Ôtomo
50 – Trens Estreitamente Vigiados (Ostre sledované vlaky, Tchecoslováquia, 1966), de Jirí Menzel
49 – As Férias do Sr. Hulot (Les vacances de Monsieur Hulot, França, 1953), de Jacques Tati
48 – A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, Alemanha/Itália/Áustria, 2004), de Olivier Hirschbiegel
47 – Dez (Ten, França/Irã/EUA, 2002), de Abbas Kiarostami
46 – Jules e Jim (Jules et Jim, França, 1962), de François Truffaut
45 – Suspiria (Suspiria, Itália, 1977), de Dario Argento
44 – Viver (Ikiru, Japão, 1952), de Akira Kurosawa
43 – Cyrano de Bergerac (Cyrano de Bergerac, França, 1990), de Jean-Paul Rappeneau
42 – Amor à Flor da Pele (Fa yeung nin wa, Hong Kong/França, 2000), de Wong Kar Wai
41 – Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, Japão, 1988), de Hayao Miyazaki
40 – A Aventura (L’avventura, Itália/França, 1960), de Michelangelo Antonioni
39 – O Samurai (Le samouraï, França, 1967), de Jean-Pierre Melville
38 – Cinzas e Diamantes (Popiól i diament, Polônia, 1958), de Andrzej Wajda
37 – Roma, Cidade Aberta (Roma, città aperta, Itália, 1945), de Roberto Rossellini
36 – Decálogo (Dekalog, Polônia, 1988 – Minissérie feita para a TV), de Krzysztof Kieslowski
35 – A Grande Ilusão (La grande illusion, França, 1937), de Jean Renoir
34 – Valsa com Bashir (Vals Im Bashir, Israel/França/Alemanha/ EUA/Finlândia/Suíça/Bélgica/Austrália, 2008), de Ari Folman
33 – M – O Vampiro de Düsseldorf (M, Alemanha, 1931), de Fritz Lang
32 – O Ódio (La haine, França, 1995), de Mathieu Kassovitz
31 – Godzilla (Gojira, Japão, 1954), de Ishirô Honda
30 – Conflitos Internos (Mou gaan dou, Hong Kong, 2002), de Alan Mak e Lau Wai-keung
29 – Os Incompreendidos (Les quatre cents coups, França, 1959), de François Truffaut
28 – Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua, China/Hong Kong/Taiwan, 1991), de Zhang Yimou
27 – Cinema Paradiso (Nuovo cinema Paradiso, Itália/França, 1988), de Giuseppe Tornatore
26 – A Bela e a Fera (La belle et la bête, França, 1946), de Jean Cocteau
25 – O Barco – Inferno no Mar (Das Boot, Alemanha, 1981), de Wolfgang Petersen
24 – Vá e Veja (Idi i smostri, URSS, 1985), de Elem Klimov
23 – O Espírito da Colmeia (El espíritu de la colmena, Espanha, 1973), de Victor Erice
22 – Rashomon (Rashômon, Japão, 1950), de Akira Kurosawa
21 – Nosferatu (Nosferatu, eine Synphonie des Grauens, Alemanha, 1922), de F. W. Murnau
20 – E Sua Mãe Também (Y tu mamá también, México, 2001), de Alfonso Cuarón
19 – Aguirre, a Cólera dos Deuses (Aguirre, der Zorn Gottes, Alemanha, 1972), de Werner Herzog
18 – Oldboy (Oldboy, Coreia do Sul, 2003), de Park Chan-wook
17 – Trilogia de Apu: A Canção da Estrada (Pather Panchali, Índia, 1955) / O Invencível (Aparajito, Índia, 1956) / O Mundo de Apu (Apur Sansar, Índia, 1959), de Satyajit Ray
16 – Era uma Vez em Tóquio (Tôkyô monogatari, Japão, 1953), de Yasujiro Ozu
15 – Deixe Ela Entrar (Lat den rätte komma in, Suécia, 2008), de Tomas Alfredson
14 – Trilogia das Cores: A Liberdade É Azul (Trois couleurs: Bleu, França/Polônia/Suíça, 1993) / A Igualdade É Branca (Trzy kolory: Bialy, França/Polônia/Suíça, 1994) / A Fraternidade É Vermelha (Trois couleurs: Rouge, Polônia/França/Suíça, 1994), de Krzysztof Kieslowski
13 – A Regra do Jogo (La règle du jeu, França, 1939), de Jean Renoir
12 – Metrópolis (Metropolis, Alemanha, 1927), de Fritz Lang
11 – A Doce Vida (La dolce vita, Itália, 1960), de Federico Fellini
10 – A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, Japão, 2001), de Hayao Miyazaki
9 – O Salário do Medo (Le salaire de la peur, França, 1953), de Henri-Georges Clouzot
8 – O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet, Suécia, 1957), de Ingmar Bergman
7 – Cidade de Deus (Brasil/França, 2002), de Fernando Meirelles
6 – A Batalha de Argel (La battaglia di Algeri, Itália/Argélia, 1966), de Gillo Pontecorvo
5 – O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno, Espanha/ México/EUA, 2006), de Guillermo del Toro
4 – Ladrões de Bicicletas (Ladri di biciclette, Itália, 1948), de Vittorio De Sica
3 – O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin, URSS, 1925), de Sergei Eisenstein
2 – O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, França/Alemanha, 2001), de Jean-Pierre Jeunet
1 – Os Sete Samurais (Shichinin no samurai, Japão, 1954), de Akira Kurosawa







