Rififi
Written on 18:07 by BillyCapra

A precisão dos quatro "bandidos" dispostos a roubar o banco só se compara com a precisão do diretor Jules Dassin ao realizar esse filme, que em seu climax chega a ter por volta de 25 minutos de silêncio no que diz respeito aos dialogos, ouvimos apenas os sons dos "homens trabalhando".
Acredito que esse filme tenha se tornado a referência principal para qualquer diretor que queira levar a vida as avessas a tela, a cena da banheira por exemplo me remeteu ao filme Golpe de Mestre, vencedor do Oscar de melhor filme onde Robert Redford encontra seu comparsa Paul Newman, uma situação bem inusitada que funciona como ponto de humor nos dois filmes, sendo claro o filme de Jules Dassin infinatamente superior ao de George Roy Hill que se tem algum charme é devido ao figurino, a música e claro a dupla Newman/Redford, se bem que o quarteto de Rififi tem uma química tão boa ou até melhor.
Rififi talvez seja o melhor filme francês de sua época por cinco motivos:
1. Não é um filme de Godard
2. Não é um filme de Truffaut
3. Não é um filme de Resnais
4. não é um filme de Eric Rohmer (que morreu recentemente mas não sem antes deixar uma filmografia vasta de filmes chatos)
5. Jules Dassin era americano.







