Persona ou Quando Duas Mulheres Pecam
Written on 18:31 by BillyCapra

Geralmente quando vemos algum filme costumamos dar uma nota, geralmente em forma de estrelas, com Bergman o buraco é mais embaixo, afinal Persona merece uma duas... ou cinco estrelas? Ou merece mesmo ?
Acredito que o filme esteja além de qualquer tipo de julgamento que ocorra antes de um estudo especifico em cima da obra.
O que eu vi:
Uma mulher que se isolou em si mesma deixando que o silêncio falasse por ela e para funcionar como uma espécie de intemediária e fazer com que a mulher volte ao seu estado normal uma enfermeira é contratada, as duas partem para uma casa de campo, onde sem ter resposta a enfermeira fala sozinha, conseguimos apenas ter uma idéia a respeito de filho, abortos e culpas, tento explicar assim o pênis visto em imagens embaralhadas nos primeiros segundos do filme.
E é nesse momento de paredes mudas que eu consigo interagir um pouquinho com filme. Falando com as paredes a enfermeira começa a analisar a si mesma, percebendo-a em sua existência até então nunca questionada e tornando o silêncio da sua paciente sábio invertendo assim a situação paciente/enfermo.
O que eu não vi:
Esse é o segundo Bergman que vejo (ou não), o primeiro foi O Sétimo Selo visto e revisado algumas vezes mas sem nenhuma resposta, estou longe de entender Bergman em todos os seus simbolismos, porém compreendo que o diretor elevou o cinema ao que talvez possamos chamar de arte.







