O Oscar Que Ninguém Entende
Written on 17:43 by BillyCapra
Sem criatividade pra escrever e em ritmo de Oscar ai vai uma listinha de algumas belas (c)agadas da academia na categoria de melhor filme:
1942
Como Era Verde o Meu Vale leva a estatueta desbancando Cidadão Kane e Falcão Maltês Jonh Ford era Jonh Ford, mas esse não é um dos seus melhores momentos e pensar que Rastros de Ódio sua obra prima não teve nenhuma indicação.
1951
A Malvada desbanca Crepúsculo dos Deuses, essa já e´uma "birra" pessoal, pois dos considerados grandes filmes da histótia A Malvada nunca me convenceu e o filme de Wilder aborda um tema parecido mas dá de dez a zero em termos de criatividade.
1952
Uma Rua Chamada Pecado baseado na obra de Tennessee Williams, e com maior número de boas atuações por frame perde para o sonso musical Sinfonia em Paris.
1953
O Maior Espetáculo da Terra desbanca Matar ou Morrer e Depois do Vendaval, o filme talvez seja o mais fraco a levar a estatueta na categoria.
1965
Minha Bela Dama vence Doutor Fantástico, não há explicação.
1977
Por falar em explicação, é preciso quebrar muito a cabeça para tentar entender como Rock - O Lutador desbancou Taxi Drive, ok, ok, a acadêmia dificilmente premiaria Taxi Drive, mas havia ainda como opções Todos Os Homens Do Presidente e Rede de Intrigas, só faltou melhor ator para Stallone.
1980
Kramer x Kramer melhor que Apocalypse Now?
1981
Gente Como a Gente de Robert Redford nocautea o Touro Indomável de Scorsese, a segunda derrota do mestre sem explicação.
1982
Carruagens de Fogo conco junto com O Maior Espetáculo da Terra entre os mais fracos a levar o prêmio, pelo menos tiveram o bom senso de não premiar o diretor deixando o prêmio para Warren Beatty por Reds.
1991
Mais um golpe em Scorsese, desse vez a academia premia Dança Com Lobos de Kevin Costner ao invés de Os Bons Compaanheiros, nesse ano ainda concorria o terceiro Chefão de Coppola, que pode ser o mais fraco dos três, mais ainda assim é melhor que Dança com Lobos, aqui Scorsese teria razão em boicotar a festa, subindo no palco e tudo mais...
1999
Shakespeare Apaixonado independente de quem estivesse concorrendo, mais uma vez fazem o meia culpa ao dar o premio de melhor diretor a Spilberg.
2005
Scorsese faz seu filme mais acadêmico e vai pra festa, dessa vez não tinha erro...
Menina de Ouro? Bom pelo menos dessa vez ele perdeu para uma grande diretor.
2006
Um fato curioso aconteceu em 2006, o mais fraco dos cinco indicados ganhou, se a academia não queria premiar o romance gay de Ang Lee, tinha como opções Boa Noite e Boa Sorte, Munich e até mesmo Capote, o estatueta foi pra Crash, mas Ang Lee foi o melhor diretor.
2007
Aleluia... Scorsese finalmente e mercido, embora muitos torçam o nariz e prefiram Cartas de Iwo Jima de Clint Eastwood.
2008
Num ano disputado os irmãos Coen levam a estatueta competindo com dois belos filmes Desejo e Reparação e Sangue Negro.
Os anos de 2007 e 2008 fogem da intenção inicial do post, já que os dois premiados mereceram (ou se não ao menos naõ houve um absurdo), são citados apenas por serem os dois últimos.







